Atrás do Crime - conquistando os leitores do Brasil

Atrás do Crime - book trailer

terça-feira, 7 de março de 2017

YESSS, SOMOS MULHERES E AMAMOS ESCREVER


 

   Nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, está mais do que na hora de frisarmos a importância do sexo feminino na autoria de ótimos livros policiais. (Acho que) Foi-se o tempo em que mulheres precisavam usar pseudônimo masculino para serem lidas, um preconceito justificado no passado porque não recebíamos a mesma educação que os homens, já que precisávamos nos aperfeiçoar apenas como mães, esposas, donas de casa. 

   O decorrer dos séculos ficou do nosso lado e, sim, estamos abrindo caminho em diversas áreas; embora continuemos a ter salários menores e sermos, com maior frequência, questionadas quando numa posição de liderança. Afora isso, lembremos que enquanto muitas mulheres dizem: "Vivemos num mundo melhor do que antes", ainda existem aquelas que sofrem humilhações, violência doméstica, abusos, estupros e, claro, elas não concordariam com a ilusão de que Vivemos-Num-Mundo-Melhor-Do Que-Antes.

   Leitores do blog, fica a denúncia. Infelizmente, a misoginia ainda não foi erradicada da história da humanidade. Pode ter diminuído, mas não abandonemos nunca as que continuam sofrendo com esse atraso cultural e sociológico.

   Então, em homenagem a esse dia tão importante, vou listar aqui dez nomes de autorAS da literatura policial. Primeiro, a nível internacional e depois, algumas do Brasil. 


INTERNACIONAL

1. Agatha Christie: obviamente, essa seria a primeira a ser citada. Ela é conhecida por seus 66 romances de detetive, 150 contos, peças teatrais e os famosos Hercule Poirot e Miss Marple. A Rainha do Crime vendeu milhares de livros no mundo todo, sendo apenas superada por Shakespeare e a Bíblia. 

2. Patricia Highsmith: com personagens assolados pela dúvida e com tal senso de dualidade psicológica, os leitores mais exigentes e críticos ficam desconcertados pelas correntes psicológicas anormais encontradas nos romances de Patricia. O fato de que ela apresentou forçosamente Tom Ripley como um 'herói criminoso' era algo inteiramente novo. Quem ainda não leu O Talentoso Ripley vai ficar impressionado por se ver torcendo para que o criminoso saia impune por seus crimes. 


3. Gillian Flynn: autora de Objetos Cortantes, Lugares Escuros, Gone Girl, Garota Exemplar, entre outros, a autora se destaca pelo humor ao retratar suas personagens e por reviravoltas que fazem o leitor se questionar "como ela pôde fazer isso comigo?". Em Garota Exemplar, por exemplo, percebe-se grande influência biográfica da autora, com detalhes que enriquecem e dão um colorido realista à obra.


4. Paula Hawkins: é uma escritora britânica nascida no Zimbabwe, mais conhecida pelo seu romance de suspense, o best-seller A Garota no Trem. Por volta de 2009, Hawkins começou a escrever comédia romântica de ficção sob o pseudônimo de Amy Silver, tendo escrito quatro romances, incluindo Confessions of a Reluctant Recessionista. Ela não conseguiu nenhum sucesso comercial até desafiar a si mesma a escrever uma história mais adulta e séria. Seu best-seller The Girl on the Train (2015) é um complexo thriller, com uma protagonista insegura, desempregada e alcoólatra, mas que deve superar a si mesma para desvendar os mistérios pregados por sua própria memória. 


AS NACIONAIS

5. Cláudia Lemes: natural de Santos (SP), Cláudia Lemes cresceu no Rio de Janeiro, na Califórnia (EUA) e no Cairo (Egito). Teve a oportunidade de conhecer dezenas de países em quatro continentes e foi essa vida cheia de aventuras, a responsável por seu fascínio pela história, mente e comportamento humano.
Cláudia é autora de Eu Vejo Kate, Trilogia Woodsons e do lançamento Um Martini com o Diabo. 

6. Carina Luft: é gaúcha e lançou seu primeiro romance policial, em 2010, chamado Fetiche. O livro foi finalista do Prêmio Açorianos em 2011 e publicado na Alemanha, Áustria e Suíça em 2013 através da Editora Abera. Em 2014, a autora publicou seu segundo romance chamado Verme. Em 2015, concedeu o direito autoral da obra Fetiche para a Editora Oksimoron da Croácia e foi Patrona da 13ª Feira do Livro de Montenegro e 9ª Feira do Livro do Vale do Caí. Carina também escreve contos e crônicas para o seu blog magazine. Para saber mais, confira em www.carinaluft.com.br  

7. Vivianne Geber: a autora é militar há 19 anos, prestando assessoria jurídica à Marinha do Brasil. Em Missão pré-sal 2025, a autora utiliza seu conhecimento profissional para trabalhar com grande habilidade questões factuais na envolvente trama de espionagem.

8. Paula Bajer Fernandes: nasceu em 62 e vive em São Paulo. É Procuradora da República e escreveu livros jurídicos e artigos acadêmicos. Desde 2012 escreve ficção. Publicou "Viagem sentimental ao Japão", "Nove tiros em Chef Lidu" e "Feliz aniversário, Sílvia". Os dois últimos são policiais. Seus personagens, divertidos tentam se livrar da angústia de não saber e não conhecer tudo. Paula integra o Coletivo Literário Martelinho de Ouro, só de mulheres, com quem já publicou diversas coletâneas. Tem os blogues lolitaimaginario.com e cheflidu.com.

9. Fernanda Chazan Briones: escritora paulistana, também conhecida por “Tia Fê”, tem três livros publicados e uma enorme influência hispano-americana, fruto de sua graduação literária em Buenos Aires. Fernanda é uma artista excêntrica, criativa, inovadora e, acima de tudo, empoderada. Fã do Darth Vader e da Virgínia Woolf, ela gosta mesmo é de problematizar! Por isso, resolveu criar o HOLA SOY FERNANDA, um espaço onde pode falar sobre os três assuntos que mais ama: literatura, empoderamento e latinidades. Confira: youtube.com/canaldatiafe e/ou facebook.com/fernandachazanbriones

10. Cristiane Krumenauer: é autora de Chamas da Noite (Ed. Giostri, 2014), Memória, Imaginação e Narração (NEA, 2014), da série Contos da Namíbia (2015) e Atrás do Crime (Giostri, 2016). É mestre em Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem pela UniRitter Laureate International Universities. A autora gaúcha vive atualmente em São Paulo. Em 2015, residiu em Windhoek, Namíbia, onde fez uma pesquisa cultural junto às tribos africanas. A série Contos da Namíbia é o resultado de várias histórias narradas pelos namibianos.




   Obviamente, a lista deveria englobar mais nomes. Mas comecemos por esses. Se gostou, siga o blog, comente. Faça parte desta página - ela foi criada especialmente para VOCÊ

   Cristiane Krumenauer  


Nenhum comentário:

Postar um comentário